Criando Aplicação Fullstack do Zero com Java Spring e React – Parte 1: Desenvolvimento do Backend
Neste artigo, vamos aprender como criar uma aplicação fullstack do zero usando Java Spring para o backend e React para o frontend. A primeira parte desse processo será focada no desenvolvimento do backend usando Java Spring.
O Java Spring é um framework poderoso e amplamente utilizado para o desenvolvimento de aplicativos web e APIs. Ele fornece um conjunto abrangente de ferramentas e bibliotecas para facilitar o desenvolvimento de aplicativos robustos e escaláveis.
Configuração do Ambiente
Antes de começarmos a desenvolver o backend da nossa aplicação, precisamos configurar o ambiente de desenvolvimento. Certifique-se de ter o Java JDK instalado em seu computador, juntamente com o Maven para gerenciamento de dependências. Além disso, recomendamos o uso de uma IDE como o IntelliJ IDEA para desenvolvimento Java.
Criação do Projeto Spring
Vamos começar criando um novo projeto Spring usando o Spring Initializr. Este é um assistente online que nos ajuda a configurar e gerar um esqueleto de projeto Spring. Podemos escolher as dependências e configurações necessárias para o nosso projeto, como o Spring Boot, Spring Web, Spring Data JPA, e outras.
Depois de gerar o projeto, abra-o em sua IDE e comece a explorar a estrutura do projeto. Você notará que o Spring Initializr gerou um arquivo de configuração pom.xml com todas as dependências necessárias, bem como classes principais para a aplicação.
Desenvolvimento do Backend
Agora que temos o projeto Spring configurado, podemos começar a desenvolver o backend da nossa aplicação. Vamos criar entidades, repositórios, serviços e controladores para lidar com as operações de CRUD da nossa aplicação. Também implementaremos a lógica de negócios e a integração com banco de dados se necessário.
Além disso, vamos utilizar o Spring Security para lidar com a autenticação e autorização dos usuários. Isso garantirá que nossa aplicação seja segura e protegida contra acessos não autorizados.
Conclusão
Nesta primeira parte do processo de criação da aplicação fullstack com Java Spring e React, focamos no desenvolvimento do backend da nossa aplicação. Aprendemos a configurar o ambiente de desenvolvimento, criar um projeto Spring e desenvolver o backend usando Spring Boot e outras dependências do Spring.
No próximo artigo, iremos nos concentrar no desenvolvimento do frontend da aplicação usando React. Continue acompanhando para aprender como integrar o frontend com o backend e criar uma aplicação fullstack completa e funcional.
📌 Não esqueça que para seguir com esse tutorial, você precisa ter o Postgres instalado na sua máquina (https://www.postgresql.org/download/).
E nele você precisará criar um banco de dados chamado "food".
Dentro desse banco vamos precisar ter a tabela "foods" com todas colunas necessárias, nesse vídeo ensino a criar a tabela no banco de dados usando migrations (https://youtu.be/LX5jaieOIAk) ou você pode criar a tabela de forma manual.
Qualquer dúvida estou a disposição 😊
Quando comecei no Java baixo da versao 8….era tudo na unha Java era chato e muito difícil….com Springboot nem parece que vc está programando de tão simples que fica o código
Atualmente estou em uma graduação de ciência da computação onde ganhei uma bolsa de 100%, estudante do segundo período, resolvi estudar para o back end, pretendo começar por JS, Python e TS, partir para uma FRAMEWORK node.js ou laravel, um Git e estudar PostgreSQL. Não sei se é o caminho correto.
Nao sei usar o insomnia meu deus que raiva, essa parte dela dando localhost no insomnia nao consigo
Travei na parte do localhost no insomnia, alguém me ajuda???? Eu coloquei igual o dela e não foi
Eu não entendi o que ela fez em 17:53
quando foi inserido o jpa a aplicaçao nao funcionou mais mesmo dando o reload como voce disse
@kipperdev Parabéns pela didáctica impressionante, passa seu conhecimento com uma certa clareza toda especial , é um dom mesmo ! Mas fiquei com uma duvida! não sabia que funcionava sem o ResponseEntify nas controllers….
muito bom
Parabéns Fernanda, muito Show. Alem de inteligente é bonita.
minha aplicaçao nao roda de jeito nenhum, ja tentei de tudo e nada
o meu nao da run, terminal fala que deu erro na inicializaçao do jpa, ja dei reload no maven e nada, nao sei oque aconteceu
censura o posto no video moça
Ela fala que vai fazer e não mostra como fez, aff
Não te conhecia Feh mas achei sua didatica impressionante meus parabéns.
Playlist muito boa. teria como fazer mais um episódio mostrando como documentar a API no sprigboot 3? seria massa
28:34 Na verdade, ela está declarando um MÉTODO, não uma classe
Ótimo domínio de conteúdo e muita clareza na explicação. Muito bom! Mas se Deus for bom comigo não precisarei trabalhar com Java, pq Deus que me dibre, quanta dificuldade para fazer algo tão simples!!
conteudo bom, mas as partes dos bugs vc pulou. mostrar as resoluções do bugs é fundamental, se vc realmente pretende ensinar algo. vc não usou o @Setters? e como conseguiu setar valores? tá faltando muita coisa nesse projeto
Não costumo comentar, mas sua explicação dá de 0 a 10 em qualquer professor de curso que já fiz. Muito obrigado por esse vídeo incrível