,

Como criar uma aplicação fullstack do zero com Java Spring e React – Parte 1: Desenvolvendo o Backend

Posted by






Criando Aplicação Fullstack do Zero com Java Spring e React – Parte 1: Desenvolvimento do Backend

Criando Aplicação Fullstack do Zero com Java Spring e React – Parte 1: Desenvolvimento do Backend

Neste artigo, vamos aprender como criar uma aplicação fullstack do zero usando Java Spring para o backend e React para o frontend. A primeira parte desse processo será focada no desenvolvimento do backend usando Java Spring.

O Java Spring é um framework poderoso e amplamente utilizado para o desenvolvimento de aplicativos web e APIs. Ele fornece um conjunto abrangente de ferramentas e bibliotecas para facilitar o desenvolvimento de aplicativos robustos e escaláveis.

Configuração do Ambiente

Antes de começarmos a desenvolver o backend da nossa aplicação, precisamos configurar o ambiente de desenvolvimento. Certifique-se de ter o Java JDK instalado em seu computador, juntamente com o Maven para gerenciamento de dependências. Além disso, recomendamos o uso de uma IDE como o IntelliJ IDEA para desenvolvimento Java.

Criação do Projeto Spring

Vamos começar criando um novo projeto Spring usando o Spring Initializr. Este é um assistente online que nos ajuda a configurar e gerar um esqueleto de projeto Spring. Podemos escolher as dependências e configurações necessárias para o nosso projeto, como o Spring Boot, Spring Web, Spring Data JPA, e outras.

Depois de gerar o projeto, abra-o em sua IDE e comece a explorar a estrutura do projeto. Você notará que o Spring Initializr gerou um arquivo de configuração pom.xml com todas as dependências necessárias, bem como classes principais para a aplicação.

Desenvolvimento do Backend

Agora que temos o projeto Spring configurado, podemos começar a desenvolver o backend da nossa aplicação. Vamos criar entidades, repositórios, serviços e controladores para lidar com as operações de CRUD da nossa aplicação. Também implementaremos a lógica de negócios e a integração com banco de dados se necessário.

Além disso, vamos utilizar o Spring Security para lidar com a autenticação e autorização dos usuários. Isso garantirá que nossa aplicação seja segura e protegida contra acessos não autorizados.

Conclusão

Nesta primeira parte do processo de criação da aplicação fullstack com Java Spring e React, focamos no desenvolvimento do backend da nossa aplicação. Aprendemos a configurar o ambiente de desenvolvimento, criar um projeto Spring e desenvolver o backend usando Spring Boot e outras dependências do Spring.

No próximo artigo, iremos nos concentrar no desenvolvimento do frontend da aplicação usando React. Continue acompanhando para aprender como integrar o frontend com o backend e criar uma aplicação fullstack completa e funcional.


0 0 votes
Article Rating
34 Comments
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernanda Kipper | Dev
7 months ago

📌 Não esqueça que para seguir com esse tutorial, você precisa ter o Postgres instalado na sua máquina (https://www.postgresql.org/download/).
E nele você precisará criar um banco de dados chamado "food".
Dentro desse banco vamos precisar ter a tabela "foods" com todas colunas necessárias, nesse vídeo ensino a criar a tabela no banco de dados usando migrations (https://youtu.be/LX5jaieOIAk) ou você pode criar a tabela de forma manual.
Qualquer dúvida estou a disposição 😊

ELSJ
7 months ago

Quando comecei no Java baixo da versao 8….era tudo na unha Java era chato e muito difícil….com Springboot nem parece que vc está programando de tão simples que fica o código

TioCesinha
7 months ago

Atualmente estou em uma graduação de ciência da computação onde ganhei uma bolsa de 100%, estudante do segundo período, resolvi estudar para o back end, pretendo começar por JS, Python e TS, partir para uma FRAMEWORK node.js ou laravel, um Git e estudar PostgreSQL. Não sei se é o caminho correto.

Nathã Lidório
7 months ago

Nao sei usar o insomnia meu deus que raiva, essa parte dela dando localhost no insomnia nao consigo

Nathã Lidório
7 months ago

Travei na parte do localhost no insomnia, alguém me ajuda???? Eu coloquei igual o dela e não foi

Pedro Paulo 2C
7 months ago

Eu não entendi o que ela fez em 17:53

Gabriel Paiva
7 months ago

quando foi inserido o jpa a aplicaçao nao funcionou mais mesmo dando o reload como voce disse

Augusto De Souza
7 months ago

@kipperdev Parabéns pela didáctica impressionante, passa seu conhecimento com uma certa clareza toda especial , é um dom mesmo ! Mas fiquei com uma duvida! não sabia que funcionava sem o ResponseEntify nas controllers….

NexpouOS
7 months ago

muito bom

Renato Matos
7 months ago

Parabéns Fernanda, muito Show. Alem de inteligente é bonita.

K4tofx
7 months ago

minha aplicaçao nao roda de jeito nenhum, ja tentei de tudo e nada

LUIZ FILIPE MINOHALA KATO
7 months ago

o meu nao da run, terminal fala que deu erro na inicializaçao do jpa, ja dei reload no maven e nada, nao sei oque aconteceu

ALNS
7 months ago

censura o posto no video moça

Junior Cardoso
7 months ago

Ela fala que vai fazer e não mostra como fez, aff

Glauber Peterson
7 months ago

Não te conhecia Feh mas achei sua didatica impressionante meus parabéns.

Gabriel Carvalho
7 months ago

Playlist muito boa. teria como fazer mais um episódio mostrando como documentar a API no sprigboot 3? seria massa

João Leonello
7 months ago

28:34 Na verdade, ela está declarando um MÉTODO, não uma classe

Júlio César Maciel Cruz
7 months ago

Ótimo domínio de conteúdo e muita clareza na explicação. Muito bom! Mas se Deus for bom comigo não precisarei trabalhar com Java, pq Deus que me dibre, quanta dificuldade para fazer algo tão simples!!

Lucas L
7 months ago

conteudo bom, mas as partes dos bugs vc pulou. mostrar as resoluções do bugs é fundamental, se vc realmente pretende ensinar algo. vc não usou o @Setters? e como conseguiu setar valores? tá faltando muita coisa nesse projeto

Alves
7 months ago

Não costumo comentar, mas sua explicação dá de 0 a 10 em qualquer professor de curso que já fiz. Muito obrigado por esse vídeo incrível