Learn how to use the Automatic Differentiation feature of Tensorflow

Posted by

Aprenda como usar o recurso de Diferenciação Automática do Tensorflow

Aprenda como usar o recurso de Diferenciação Automática do Tensorflow

O Tensorflow é uma biblioteca de código aberto desenvolvida pelo Google para realizar operações de aprendizado de máquina e redes neurais. Uma das funcionalidades mais poderosas do Tensorflow é o recurso de Diferenciação Automática, que permite calcular as derivadas de funções automaticamente.

Para utilizar esse recurso no Tensorflow, é necessário primeiro importar a biblioteca e criar as variáveis que serão diferenciadas. Em seguida, basta chamar a função tf.GradientTape() para gravar as operações realizadas em um contexto:

  
    import tensorflow as tf

    x = tf.constant(3.0)
    with tf.GradientTape() as tape:
        tape.watch(x)
        y = x ** 2

    dy_dx = tape.gradient(y, x)
    print(dy_dx)
  

Neste exemplo, estamos calculando a derivada da função (y = x^2) em relação à variável (x). Ao executar esse código, o Tensorflow automaticamente calcula a derivada e imprime o resultado.

Além disso, é possível utilizar a Diferenciação Automática do Tensorflow em funções mais complexas, como redes neurais. Basta definir a arquitetura da rede, realizar o treinamento e utilizar o método tape.gradient() para calcular as derivadas dos parâmetros em relação à função de perda.

Com o recurso de Diferenciação Automática do Tensorflow, é mais fácil e eficiente realizar tarefas de otimização em modelos de aprendizado de máquina e redes neurais. Experimente utilizar esse recurso em seus projetos e aproveite ao máximo essa funcionalidade poderosa!