Minha alternativa gratuita ao Windows 11 para 2024
Com o anúncio do Windows 11, muitos usuários estão empolgados com as novas funcionalidades e melhorias que a nova versão do sistema operacional da Microsoft promete trazer. No entanto, para aqueles que buscam uma alternativa gratuita e de código aberto, existem várias opções disponíveis no mercado.
Linux
O Linux é uma das alternativas mais populares para o Windows. Com uma grande variedade de distribuições, como Ubuntu, Fedora e Debian, o Linux oferece uma experiência de sistema operacional gratuita e altamente personalizável. Além disso, o Linux é conhecido por sua estabilidade e segurança, sendo uma ótima opção para usuários que buscam uma alternativa ao Windows.
Ubuntu
O Ubuntu é uma das distribuições mais populares do Linux, conhecida por sua facilidade de uso e grande comunidade de usuários e desenvolvedores. O Ubuntu oferece uma interface amigável e uma ampla gama de aplicativos pré-instalados, tornando-o uma excelente opção para usuários que estão migrando do Windows.
Elementary OS
O Elementary OS é uma distribuição do Linux que se destaca pela sua estética elegante e design minimalista. Com uma interface semelhante ao macOS, o Elementary OS oferece uma experiência de usuário única e agradável, sendo uma ótima opção para usuários que valorizam o aspecto visual de um sistema operacional.
Conclusão
Com tantas opções disponíveis, os usuários que procuram uma alternativa gratuita ao Windows 11 para 2024 têm várias escolhas a considerar. O Linux, com suas diversas distribuições, oferece uma alternativa sólida e personalizável que pode atender às necessidades de diversos usuários. Se você está buscando uma opção de sistema operacional gratuita e de código aberto, considere experimentar o Linux como sua alternativa ao Windows 11.
Link para os wallpapers:
https://drive.google.com/file/d/1f2FB9jkJKNmlEsJbhW8aF7t1NDL4yROc/view?usp=drive_link
Professor agora a pergunta de minhões, linux mint ou Big linnux??
estou estudando para dev. mobile. ja uso o mint a um ano, por sua indicação, e achei bem legal a ideia de SO, Br e fiquei na duvida!
seus videos são show!! Parabens!!!
Para mim o Linux Mint junto com Zorin Os e o Big Linux são as melhores distros para quem está saindo do Windows e o Mint foi a minha porta de entrada no mundo do Linux, ele apesar de simplista é bem funcional e o melhor de tudo que ele bastante personalizável para que não se agradar da aparência original dele, hoje esto usando o Big Linux como a distro principal, mas ainda uso Mint de vez em quando pois, ele é muito bom mesmo.
Nota 10 para a estabilidade e resiliência do Mint. Já cometi as maiores barbaridades numa instalação que tenho e consegui restaurar o funcionamento do sistema sem formatar.
Quando vocês expressam essas ideias de que linux pode substituir o windows eu acho isso tão infantil…mais de 20 anos acompanhando o desenvolvimento do kernel linux de perto, e posso falar com propriedade que o linux não tem propósito para substituição ao desktop…está fadado a ser um sistema que não irá substituir a hegemonia do windows no que o windows se propõe a entregar…desistam..parem de perder seus tempos…coloquem duas máquinas idênticas lado a lado e tirem as suas conclusões sozinhos
Essa Linux é muito boa. É estável, completa, tem bons repositórios e é muito leve.
Faz um video testando varios jogos, nas distribuições linux, porque o pessoal tem preconceitos e alguns falam mal e outro falam que nao presta pra jogar, por e um sistema de codigo livre aberto ou seja nao e comercial e nao tem suporte pra games.
Mudei aqui pro PopOs! estava usando o BigLinux e tô gostando muito por causa dos tillings janelas inteligentes melhor que baixar o i3wm ou ficar no windows 11. O mint é show de bola tbm
Me desculpe, mas estou me preparando para o ambiente Linux e o Senhor falou tão bem do biglinux, que estou estranhando agora te ouvir falando do minto.
Quando vejo a inteface desse Mint (principalmente da sua loja), parece que estou usando o sistema na década de 90, para o início dos anos 2000. Muito feia em design, simplesão demais, parece que fui eu quem gerou o design usando o paint do Windows. Trabalho horroroso!
Pow… Na moral, essa esquipe do Linux Mint é muito velha de guerra. Pessoal super-experiente. Não conseguem arrumar um design ou terceirizar um design melhorzinho não? E nem precisa criar do zero… Só copiar o que já se tem por aí no mercado, a exemplo da Store e da interface do Deepin, que é bonita e moderna. Até a loja da Microsoft no Windows 11, serve como modelo para se copiar, pois é a loja mais bonita que já vi. Acho mais bonita que a PlayStore e AppStore. Resumindo… É só copiar.
Acho o Cinnamon uma das melhores interfaces gráficas em usabilidade. Mas que está ultra ultrapassado essas cores, menus opacos, cinzão, etc. Não há dúvida.
Quanto ao Gnome, eu não gosto da usabilidade e baixo nível de personalização, mas é um dos mais bonitos para LInux, isso eu não discordo.
KDE é lixo absoluto… Não quero nem pintado de ouro. Já o XFCE, apesar de simples, foi a interface que achei mais bonita no universo Linux… Eu gosto muito.
Esse Cinnamon do Mint, parece estar mais simplório do que o próprio XFCE (que nasceu para ser simples e leve).
Acho muito boa a distro Linux mint. foi a primeira que usei como SO principal. Porém tem um bug no cinnamon que nunca resolvem, que acontece quando usamos 2 monitores com resoluções diferentes, no meu caso uso o notebook com monitor externo tbm. Os wallpapers ficam com resolução baixa ou no caso pega a do monitor de menor resolução. Vi que isso é do cinnamon pq já instalei outras distros com esse ambiente e continua o problema. No gnome e KDE não acontece.
Zorin OS é nessa pegada, atualmente eu uso Archlinux.
Se me perguntassem qual distro a pessoa deveria iniciar no Linux ao sair do Windows não pensaria em outra distro a não ser o Mint !!! Super fácil didático intuitivo enfim bem tranquilo !!! Eu não gostava dele justamente por isso ,fácil demais ! Mas é uma distro ótima !!! Pra crianças então é super indicado !
Poderia fazer um vídeo de como instalar um sistema operativo numa pen USB ( usar a pen como se fosse disco)?
Esquece o windows, quase todo conteúdo postado o sistema da Microsoft é citado.
eu uso o linux mint mate, mas fiz um teste no biglinux e achei mais semelhante ao windows 11(por causa da fácil customização). achei a performance semelhante ao mint.
Ja gostei de voce ja pela frase XD
Boa noite Professor Juliano:
Eu uso o Linux Mint e até hoje considero a melhor distribuição, só perde para o MX Linux mais este último tem um pouco mais de limitações. Por exemplo: eu uso o prgrama de torrents Frostwire, ele funciona muito bem no Linux Mint já no MX Linux ele nem sequer instala.
O arquivo DEB do Frostwire eu sempre baixo no site oficial e o MX Linux usa a mesma base do Debian e Ubuntu, só que o MX Linux é desenvolvido nos Estados Unidos mas não tem as mesmas facilidades de copiar os ícones dos programas mais usados para a área de trabalho como eu gosto.
No Linux Mint, você consegue fazer praticamente tudo o que você faz no Windows e ele se assemelha muito ao Windows XP e Windows 7 e tem a facilidade enorme de copiar os ícones dos programas para a área de trabalho e os bugs que existem são poucos, que não chegam a interferir no sistema operacional.
Professor, você poderia fazer um vídeo explicando como fazer a limpeza do Linux ?
Percebei que apos fazer updates diários , meu Hd acabou ficando cheio de arquivos obsoletos e desnecessários para o sistema. Usei dois comandos e tive uma melhora no quesito espaço no HD ( sudo apt-get autoremove & sudo apt-get autoclean ) . Instalei também na loja de aplicativos o programa Stacer * um programa semelhante ao Ccleaner do Windows.
Como não sou expert no assunto estou pedindo para voce um video de como manter o seu sistema atualizado e sem os pacotes obsoletos. Gosto do Linux mais do que o Windows ( tenho outra maquina com W11 rodando em uma maquina Xeon com 32gb e Rx580 ).Acho que seria um tema legal e mais usuários teriam informações para deixar o seu Linux voando. Valeu ! Obrigado !
Pedi ao Prof. J. Uma sugestão de menu e mais uma vez outra aula. Parabéns por mais essa aula.