Atualmente, o Angular é uma das principais frameworks de desenvolvimento front-end utilizadas por muitos desenvolvedores ao redor do mundo. Com a chegada da versão 17 do Angular, novos recursos e melhorias foram implementados para tornar a experiência de desenvolvimento ainda mais eficiente e poderosa. Neste tutorial, vamos explorar as principais novidades do Angular v17 e como você pode começar a utilizá-las em seus projetos.
- Instalação do Angular v17
Para começar a utilizar o Angular v17, é preciso primeiro ter o Angular CLI instalado em seu sistema. Caso você ainda não tenha o Angular CLI instalado, você pode instalá-lo utilizando o seguinte comando:
npm install -g @angular/cli
Após ter o Angular CLI instalado, você pode criar um novo projeto Angular utilizando o seguinte comando:
ng new meu-projeto
Com o projeto criado, você pode instalar a versão 17 do Angular utilizando o seguinte comando:
ng update @angular/core@17 @angular/cli@17
Esse comando irá atualizar a versão do Angular Core e do Angular CLI para a versão 17 em seu projeto.
- Migrando um projeto existente para o Angular v17
Caso você já tenha um projeto Angular existente e deseje atualizá-lo para a versão 17, você pode fazer isso utilizando o seguinte comando:
ng update @angular/core@17 @angular/cli@17 --allow-dirty --force
Este comando irá forçar a atualização do projeto para a versão 17, ignorando possíveis erros ou conflitos. Certifique-se de fazer um backup do seu projeto antes de realizar essa operação, para evitar a perda de dados.
- Principais novidades do Angular v17
A versão 17 do Angular traz diversas melhorias e novidades que visam facilitar o desenvolvimento de aplicações front-end. Alguns dos principais recursos incluem:
- Melhorias de desempenho: A versão 17 do Angular traz melhorias significativas de desempenho, tornando as aplicações mais rápidas e responsivas.
- Angular Ivy: O Angular Ivy é um novo compilador e renderizador que promete melhorar o desempenho e o tamanho dos bundles das aplicações Angular. Com a versão 17, o Angular Ivy está agora mais estável e pronto para produção.
- Novos recursos de RxJS: A versão 17 do Angular traz novos recursos e melhorias para o RxJS, facilitando o uso de observables e fluxos de dados na sua aplicação.
- Melhorias na CLI: A CLI do Angular foi aprimorada na versão 17, tornando mais fácil criar, compilar e testar aplicações Angular.
- Conclusão
Neste tutorial, exploramos as principais novidades do Angular v17 e como você pode começar a utilizar essas novidades em seus projetos. Com melhorias de desempenho, novos recursos e aprimoramentos na CLI, a versão 17 do Angular promete facilitar o desenvolvimento de aplicações front-end e tornar a experiência do desenvolvedor ainda melhor. Experimente a versão 17 do Angular em seus projetos e aproveite os benefícios que ela oferece.
Nossa, blade total!!!
Assim como asp dotnet com o razor. Isso é bom
É um erro estar preso a um Framework. Quem sabe Angular, adapta-se rapidamente a React e vice-versa. O importante é dominar conceitos, linguagem de programação, arquitecturas, etc. As tecnologias aparecem e desaparecem…
Qdo precisei construir um site tentei usar React, mas tive muita dificuldade e entao larguei e tentei com Angular. Consegui! Detalhe: eu nunca tinha usado esses dois.
O Angular pra mim morreu na versão 1.x. Quando tudo era Javascript e não precisava dessa nojeira de Node quebrando infestando o sistema com dependências desnecessárias.
Vai ter tutorial de Angular? Aguardando, hein
Para mim o Vue.js esmaga os 2
Angular da um pau no React, e olha que eu gosto mt do React, mas só o Angular Forms e o NGX-mask ja da uma paulada no React. Fora as outras libs q possui.
Olha, sou dev a uns 5 anos, mexo bastante com react e laravel. Dei uma chance ao Angular 10 e odiei, mas por algum motivo mês passado eu dei outra chance e to ADORANDO. Tá muito mais simples de mexer, e não ter a dor de cabeça de baixar 10000 libs pra fazer uma tela é bom demais. A rocket definitivamente deveria ter algo relacionado a NG
Sobre o *ngIf e outros, antes era essa sintaxe, e agora tem essa nova com @if, o angular suporta as 2, mas a segunda é bem mais intuitiva
next é vida
Angular é framework de grandes corporações, bancos, órgãos publico, lugares onde ele anda de mãos dadas com o Java Spring Boot no backend.
16>17 foi reescrito (novamente) pq mudou muuuito
O que eu gosto do Angular é a estrutura de arquivos concisa, e criação de componentes pela linha de comando.
Trabalho com angular para desenvolver grandes sistemas complexos e com vários módulos de negócio.
Ultimamente com microfrontend para evitar monolitos no front e quebrar em varios microprojeto distribuidos em times menores.
Angular para projetos grande, pois sua estrutura natural favorece uma organização do código.
E eu já vejo o react com uma ótima ferramenta para startups, para estudos de caso e projetos menores.
Poderia disponibilizar o link do artigo para que todos possam acompanhar?
Quando existir Angular na rocket, eu assino.
Estou aprendendo angular e realmente estou curtindo, ele é bem mais robusto que o react e o código fica mais organizado, sem falar que já possui vários recursos nativos como por exemplo o roteamento, e isso facilita muito, além do conceito de databinding que achei genial ele te obriga a usar typescript e trabalhar com OOP, um bom combo para ele seria o JAVA ou o C# no backend, já que ambos tem quase o mesmo paradigma.
os *ngif, etc foram substituído por esses @if, etc. Ficou bem melhor e mais fácil pra quem ta aprendendo como eu
quero ver mais sobre vue na rocket!
O react ainda tem mais mercado de trabalho do que o Angular. Somente empresas grandes estão usando Angular. Mesmo assim tem muita vaga. A vantagem é que como tem muita gente que não quer estudar Angular, as vagas estão sobrando.
O Angular 17 está ótimo. Está muito mais fácil de usar.