O FLUTTER vai ACABAR?
Recentemente, surgiu uma discussão acalorada na comunidade de desenvolvedores sobre o futuro do Flutter. Alguns acreditam que a tecnologia está fadada ao fracasso, enquanto outros defendem seu potencial de crescimento. Neste artigo, vamos analisar os argumentos apresentados por @LucasMontano e @JacobMoura7 sobre o assunto.
@LucasMontano
Para @LucasMontano, o Flutter está em constante evolução e possui uma comunidade engajada que contribui para seu desenvolvimento. Ele argumenta que a tecnologia tem se mostrado robusta e versátil, sendo uma ótima opção para a criação de aplicativos móveis com excelente desempenho. Além disso, ele destaca a facilidade de aprendizado do Flutter, o que atrai cada vez mais desenvolvedores para a plataforma.
@JacobMoura7
Por outro lado, @JacobMoura7 expressa preocupações sobre o futuro do Flutter. Ele acredita que a tecnologia pode ser superada por outras ferramentas mais tradicionais e consolidadas no mercado. Além disso, ele aponta para possíveis problemas de compatibilidade e performance que podem surgir com a utilização do Flutter em projetos de maior escala. @JacobMoura7 também ressalta a importância de estar aberto a novas tecnologias e não se prender a uma única plataforma.
Conclusão
É evidente que a discussão sobre o futuro do Flutter é complexa e envolve diferentes visões e opiniões. Enquanto alguns defendem sua relevância e potencial de crescimento, outros levantam questões sobre sua sustentabilidade a longo prazo. No entanto, o importante é estar aberto ao debate e às mudanças que podem surgir no mercado de desenvolvimento de aplicativos. Afinal, a tecnologia está em constante evolução e é fundamental acompanhar essas transformações para se manter atualizado e competitivo no mercado.
Acho q o Lucas tb sabe da importancia da base, arquitetura, paradigmas, orientaçao a objetos, logica etc, ele sabe disso, e so n acredito q o fluterando ai esta se doendo por isso, ja q ele msm esta se doendo por conta da ferramenta. Na minha opiniao n tem problema vc aprender flutter, só q tem coisa melhor no mercado, como Kotlin e swift por exemplo
no minuto 23:35 li CC+ ? Não seria C++ ? 🤔
7:37 – "Estrutura da dados, OO, design patterns"… é fofo ver essa abstração toda se estabacando no código…
lucida dms
cabei de ser contratado pra dev mobile usando flutter em 2024🎉
Ótimo video (como sempre)!! Foi bem sensata em tudo que falou. Dois pontos muito importantes citados e que vejo muita gente nova errando e se iludindo:
Primeiro: Tecnologia/Linguagem/Framework é só uma FERRAMENTA, e a ferramenta é utilizado para realizar o seu trabalho. Assim como citado no vídeo "quanto mais cedo entender isso, melhor pra você como programador".
Segundo: KMP é diferente de Compose Multiplatform UI.
Cobol vai acabar? pois é muito difícil ter vaga em cobol?
Vai não, o Japão não vai deixar, então, não vai acabar tão cedo…
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Mas o Java vai acabar, esse vai… "Será??" 👿👿👿👿
Scrum é ágil e pronto! "moço é claro que não, de onde tu tirou isso" 👿👿👿👿👿👿
🤣🤣🤣🤣
Mas o PHP vai.. ou não?😂😂😂😂😂
Mas node vai acabar, o deno vai tomar de conta 🤣🤣🤣🤣
React Native, flutter e compose pra que isso??👿👿👿👿👿👿👿👿
Pega fogoOooooO
tava pensado em fazer um Framework para Prolog, esse sim, bota todas as outras no chinelo
Muito bom o conteudo….
Pessoal do Flutterando sente demais quando alguém faz crítica sobre o Flutter, nativo sempre vai existir.
Os programadores são em geral pessoas apaixonadas com o que fazem. Há um prazer pessoal em criar coisas. Empresas são criadas por alguém com objetivo de obter lucro. Acumular dinheiro! E as decisões dos donos da empresa são orientados pelos retornos financeiros que as atividades da empresa irão propiciar. Muitos projetos acabaram desaparecendo não porque tecnicamente eram inviáveis mas porque não estavam dando retorno financeiro suficiente ou a empresa resolveu mudar o foco na busca de ganhar mais dinheiro.
Tenham isso em mente. A cabeça dos diretores das grandes corporações está focado no bônus que vai ganhar no final do ano e no retorno monetário dos acionistas.
Dez anos no mundo real não é nada… a única certeza no mundo é que tudo muda constantemente… nada é eterno… algumas coisas duram mais tempo que outras apenas isso. Mas muda!
Penso que economicamente no curto prazo esse projeto não se paga. E se a empresa no momento está focada apenas em retorno financeiro com certeza os diretores vão cortar. O que pode acontecer e é uma opção inteligente o Google abrir a comunidade todas as licenças do Projeto. Tecnicamente é um ótimo projeto!
O negócio que pessoa esta indo mais para o Flutterflow, lá faz o App e depois regata o código e manda para o cliente dependendo da negociação 🎉🎉🎉
O futuro não é webassembly? Já que os dois compilam .wasm a escolha é mais uma questão pessoal. O que acham?
O desenvolvimento mobile não é minha praia.
Cheguei a fazer um curso de Cordova lá por 2019, dois meses aos sábados, mas nem eu gostei, e nem a tecnologia avançou… Kkkkk
Onde trabalho tem coisas em flutter, e to pensando em clonar o repositório para ir dando uma olhada.
Não acho que flutter vai acabar, assim como jquery, que também usamos nos projetos web rsrsrs.
Depende do uso nos projetos e de quanto a tecnologia vem recebendo atualizações. É só ir acompanhando o desenvolvimento delas pra saber o quanto ela está crescendo ou deixando de crescer, como o próprio jquery, que não cresce mais (mesmo assim usamos pois ela resolve os problemas em nossos sistemas de forma simples)
O que importa é se vai te sustentar, tenho 2 amigos que tem um.crm em Fox pro que a Microsoft matou faz 20 anos , pois os caras criaram em cima um framework e publicar na Internet, a aplicação é desktop e roda no browser na boa. Então isso aí é muito relativo
O canal do cara é sobre flutter, acham mesmo que ele vai depor ao contrário?
Abordagem top
Nao existe "linguagem canivete suiço" maior exemplo e o proprio projeto do twitter tem um bocado de tecnologia pra resolver muitas coisas.
Por se tratar de o flutter ser front ele não poder ser usado para escrever /desenvolver uma api , sendo assim sempre vai depender de uma outra linguagem para se desenvolver uma api ?